FAQ

Perguntas Frequentes

Existe algum subsidio do estado para instalação de coberturas verdes e jardins verticais?
Em Portugal existem duas formas de subsidios ou incentivos para instalação de coberturas verdes: Directos: Fundo Ambiental: Fundo criado pelo estado Português que apoia intervenções que promovam a incorporação de biomateriais, materiais recicl...

Em Portugal existem duas formas de subsidios ou incentivos para instalação de coberturas verdes:

Directos:

Fundo Ambiental: Fundo criado pelo estado Português que apoia intervenções que promovam a incorporação de biomateriais, materiais reciclados, soluções de base natural, fachadas e coberturas verdes e soluções de arquitectura bioclimática. Taxa de comparticipação de 70% com limite de 3000 euros .

Os sistema de coberturas verdes e jardins verticais da Landlab estão cobertos por este fundo ambiental, devendo as candidaturas ser traadas por cada um dos interessados.

link aqui

Indirectos:

Alguns municipios portugueses já têm iniciativas de incentivo à instalação de coberturas verdes.

Consulte o mapa da Associação Nacional de coberturas verdes aqui

 

A diferença entre substrato técnico e terra vegetal
Os substratos técnicos não são terras vegetais. Os sistemas modernos de coberturas verdes, sistemas multicamada, utilizam mantas e filtros, para protecção e separação da zona de drenagem e movimento de água, da zona de cultivo da vegeta&c...

Os substratos técnicos não são terras vegetais.

Os sistemas modernos de coberturas verdes, sistemas multicamada, utilizam mantas e filtros, para protecção e separação da zona de drenagem e movimento de água, da zona de cultivo da vegetação.

Caso se utilizasse terra ppor cima desses filtros, ao longo do tempo, a migração de finos (limos e argilas) criaria uma camada sobre o filtro que impediria a normal circulação de água, resultando no fraco desenvolvimento das plantas ou, em casos mais graves, na sua morte e na sobrecarga sobre o edificio e possivel colapso do mesmo.

Acresce que em coberturas com pouca espessura, uma terra vegetal iria compactar em pouco tempo e, de novo, dificultar a vida ás plantas e ao movimento da água.

Infelizmente estes defeitos só se verificam a médio longo prazo, fora do periodo de garantia da obra.

Por sua vez, os substratos técnicos são produzidos sem finos (limo ou argila), e com uma composição granulometrica que garante estabilidade ao longo da vida da cobertura verde.

Nos sistemas multicamada só deveremos utilizar substratos técnicos e nunca terra vegetal.

Quais as vantagens associadas aos jardins verticais?
Os jardins verticais com vegetação natural contemplam um conjunto de vantagens associadas que, por sua vez, os jardins artificiais não apresentam.  Estas soluções proporcionam um efeito de isolamento acústico, promovido pela presen&...

Os jardins verticais com vegetação natural contemplam um conjunto de vantagens associadas que, por sua vez, os jardins artificiais não apresentam. 

Estas soluções proporcionam um efeito de isolamento acústico, promovido pela presença da vegetação. As plantas têm, por si só, um efeito de absorção de ruídos, conduzindo a uma otimização do ambiente acústico.
Para além disso, os jardins verticais proporcionam um aumento do conforto térmico, funcionando como reguladores naturais de temperatura. 
A vegetação presente neste tipo de soluções promove ainda a melhoria da qualidade do ar, uma vez constitui a função da filtragem de partículas finas (poluentes) em suspesão.
Existem ainda evidências de que a proximidade à vegetação constitui outros inúmeros benefícios físicos, psicológicos e mentais para a saúde humana, causando uma diminuição dos níveis de stress e um aumento da sensação de conforto bem-estar.

Termos e Condições de Uso da Landlab
A utilização deste Website significa que o utilizador aceita os seguintes Termos e Condições de uso. Neste sentido, aconselhamos o utilizador a ler estas Condições antes de utilizar este website. A Landl Lda. reserva-se o direito de modificar...

A utilização deste Website significa que o utilizador aceita os seguintes Termos e Condições de uso. Neste sentido, aconselhamos o utilizador a ler estas Condições antes de utilizar este website.

Landl Lda. reserva-se o direito de modificar ou remover estes Termos e Condições a qualquer momento. Uma vez que o utilizador está vinculado a estas alterações, aconselhamos a consultar esta página com regularidade para verificar os Termos e Condições então em vigor e aos quais está vinculado.

1. A Landl Lda., disponibiliza no seu website, para os seus clientes e parceiros, informação exclusiva relativa às suas atividades, produtos e serviços. O acesso a estes conteúdos não estabelece qualquer relação contratual, não constituindo a sua disponibilização, impressão ou entrega, a prestação de qualquer serviço.

2. Os conteúdos existentes neste website, bem como toda a informação e produtos nele disponibilizado, nomeadamente, textos, imagens, ilustrações, fotografias, marcas, logótipos e outros elementos são propriedade intelectual da Landl Lda.

3. É proibida qualquer cópia, reprodução, difusão, publicação ou qualquer uso comercial ou não comercial, de qualquer conteúdo deste website, com exceção do uso livre autorizado por lei, nomeadamente o direito de citação, desde que se identifique como fonte de origem o website da Landl Lda. 

4. O utilizador deste website não poderá utilizar qualquer software ou aplicação que interfira com o normal funcionamento do mesmo. Não poderá ainda utilizar qualquer aplicação, mecanismo automático ou processo manual para monitorizar ou copiar os seus conteúdos, sem o prévio consentimento da Landl Lda.

5. Todos os conteúdos deste website são baseados em fontes de informação. Todavia, a Landl Lda. não garante que tal informação seja exata, nem assume qualquer responsabilidade por eventuais erros ou omissões no que respeita ao conteúdo deste website. A Landl Lda. não é também responsável pela exatidão, qualidade, segurança, legalidade ou licitude de quaisquer conteúdos, produtos ou serviços contidos neste website que tenham sido ou possam vir a ser fornecidos por terceiros, devidamente identificados, nomeadamente anunciantes ou parceiros comerciais, não sendo também responsável por quaisquer atos ou omissões desses terceiros relacionados com aqueles conteúdos, produtos ou serviços, nem garantindo que esses produtos ou serviços atinjam determinados resultados pretendidos pelo Cliente ou o Utilizador.

6. A Landl Lda. reserva-se o direito de, em qualquer momento, sem pré-aviso, eliminar ou modificar quaisquer conteúdos neste website, nomeadamente alterando datas previstas para a realização de determinados eventos.

7. Este Website poderá ter ligação a outros websites que não são geridos pela Landl Lda., de modo que, a Landl Lda. não é responsável pelos seus conteúdos ou ligações. A navegação noutros websites é feita por conta e risco dos utilizadores. 

8. Todos os conteúdos são fornecidos tal como aparecem, não comportando quaisquer garantias prestadas pela Landl Lda., quer relativamente ao website, quer quanto ao servidor que os aloja, nomeadamente não se certificando a isenção de vírus informáticos ou outros componentes que possam revelar-se prejudiciais para quem acede ao website. 

9. Em nenhuma circunstância poderá a Landl Lda., ser considerada responsável por quaisquer prejuízos que estejam direta ou indiretamente relacionados com o uso, ou com a impossibilidade de uso, dos conteúdos disponibilizados. 

10. Ao utilizar este website, o utilizador está a aceitar expressamente os termos e condições acima descritas. Se não concordar com alguma destas condições, por favor, não utilize o nosso website.

 

Sobre qualquer questão que tenha relativamente às nossas condições e  utilização do nosso website, não hesite em contactar a Landl Lda. através do email: info@landlab.pt

Quais as vantagens das coberturas verdes?
Porque ter uma cobertura verde? Para além do impacto visual,  as coberturas ajardinadas oferecem muitos benefícios inquestionáveis:  ecologicos e economicos, desde que,  sejam construídas com o sistema correcto ...

Porque ter uma cobertura verde?

Para além do impacto visual,  as coberturas ajardinadas oferecem muitos benefícios inquestionáveis:  ecologicos e economicos, desde que,  sejam construídas com o sistema correcto .  As coberturas verdes são um investimento e podem encontrar-se em pequenas coberturas de garagem, bem como, em instalações de grandes superfícies.

Benefícios ecologicos de uma cobertura ajardinada

Aumenta a retenção de água 

Uma cobertura ecologica/ cobertura ajardinada pode reduzir o desperdício de água das chuvas, que corre livremente pela cobertura até às condutas de águas pluviais, em cerca de 50-90 %. A água das chuvas que cai nestes sistemas decoberturas, é inicialmente retida, e só o excesso sairá lentamente através dos tubos de queda. A capacidade das saídas, tubos de queda, e esgotos pode ser reduzida, conseguindo-se assim poupanças nos custos de construção.

Melhora o microclima

As coberturas ecologicas/ coberturas ajardinadas arrefecem e aumentam os índices de humidade no ar circundante. Assim, criam um microclima benéfico nas áreas urbanas onde se inserem, e contribuem significativamente para melhorar o microclima nos grandes centros urbanos.

Este efeito de arrefecimento nos edifícios aumenta significativamente o desempenho dos sistemas de ar condicionado, reduzindo as emissões de carbono.

Retém as partículas de poeira tóxicas

A vegetação das coberturas ecologicas/ coberturas ajardinadas ajuda a filtrar as partículas de pó e poluentes que se encontram nas atmosferas poluídas das cidades. Os nitratos, e outras partículas poluentes, são retidos no substrato e absorvidos pelas plantas.

Aumenta a protecção contra o ruído 

As áreas ajardinadas são bons isoladores naturais e absorvem mais som que as superfícies duras. As coberturas ecologicas/ coberturas ajardinadas reduzem a reflexão do som até 3 dB e aumentam o isolamento sonoro até 8 dB. Esta característica é muito eficaz em edifícios próximos de aeroportos ou zonas industriais.

Oferece um habitat natural 

As coberturas, com ordenamento paisagístico, compensam os espaços verdes que se perdem em detrimento da construção de edifícios, e fornecem habitats naturais para pássaros, insectos, etc. É a possibilidade de devolver a natureza às cidades.

Benefícios económicos de uma cobertura ajardinada

Reduz os custos com a manutenção dos edifícios

Uma cobertura ecologica/ cobertura ajardinada protege o sistema de impermeabilização dos edifícios (membrana ou outros) das temperaturas extremas, exposição a raios UV e a danos mecânicos. Desta forma, a esperança de vida dossistemas de impermeabilização dos edifícios é aumentada em grande medida, o que resulta na redução dos custos de manutenção dos edifícios.

Reduz custos com energia

As coberturas ecologicas/ coberturas ajardinas têm a capacidade de atenuar extremos de temperatura e melhorar o desempenho energético dos edifícios. Para além disso, as coberturas ecologicas/ coberturas ajardinadas como a cobertura DUO com Floratherm®, têm características isolantes determinadas, e acreditadas para o cálculo de eficiência térmica dos edifícios.

Aumento do espaço útil

As coberturas ecologicas/ coberturas ajardinadas oferecem espaço adicional para inúmeras utilizações. Quer pretenda um jardim relaxante, um parque de recreio, ou um campo de golfe, pode consegui-lo sem ter de gastar dinheiro em novos e dispendiosos terrenos.

As coberturas verdes como substituto de áreas de paisagem perdidas

Ter uma cobertura verde significa que uma parte da terra em questão pode ser melhor utilizada:  a cobertura  pode ser utilizada como substituto para áreas de paisagens sacrificadas. O que é muitas vezes prescrito no plano de desenvolvimento.

Quais os fatores a ter em consideração quando projetamos uma cobertura verde?
Factores a ter em consideração quando projectamos uma cobertura verde A primeira ideia base é que todas as coberturas verdes são diferentes. Porquê? Porque podem estar em zonas climáticas diferentes, ter usos diversos, receber botânica diversa,...

Factores a ter em consideração quando projectamos uma cobertura verde

A primeira ideia base é que todas as coberturas verdes são diferentes. Porquê?

Porque podem estar em zonas climáticas diferentes, ter usos diversos, receber botânica diversa, estar sobre edificios com características muito variadas, entre outras condicionantes. Assim será impossivel um sistema cumprir bem em todas essas variáveis.

Por isso a Zinco Green Roofs desenvolveu, durante os seus já mais de 60 anos de existência, um portfólio de soluções muito diversas para coberturas verdes ou coberturas ajardinadas. Visite a secção coberturas verdes da nossa secção de produtos.

Alguns dos factores a ter em conta:

_ peso do sistema saturado (informar as engenharias da obra para validação)

_ calculos sobre a térmica do edificio

_ impermeabilização e sua protecção mecânica

_ protecção antí-raíz

_ drenagem (calcular para seleccionar o elemento mais indicado)

_ filtros de separação

_ substratos técnicos

_ escolha de plantas

_ compatibilização com sistemas de paineis solares fotovoltaicos

_ tipo de rega

_ linhas de vida

_cuidados de manutenção

Quais os sistemas adequados para as diferentes finalidades?
Quais os sistemas adequados para as diferentes finalidades? Coberturas verdes extensivas As coberturas verdes extensivas são uma alternativa ecológica à protecção da superfície convencional, como a gravilha, godo e betonagem. S&a...

Quais os sistemas adequados para as diferentes finalidades?

Coberturas verdes extensivas

As coberturas verdes extensivas são uma alternativa ecológica à protecção da superfície convencional, como a gravilha, godo e betonagem. São leves e tem reduzida altura de construção. As  plantas adequadas incluem várias espécies do género Sedum, herbáceas  e alguns tipos de gramíneas.  Após o estabelecimento da vegetação, a manutenção da cobertura limita-se a uma ou duas vezes por ano.

 

Coberturas verdes  intensivas

As coberturas verde intensivas podem, muito facilmente, ser comparados à construção de um jardim numa cobertura. Normalmente, são multifuncionais e acessíveis. São mais pesados e requerem maior espessura de substrato. A manutenção é regular e depende do projecto de arquitectura paisagista. Tudo é possível: de relvados, a culturas plurianuais, arbustos, árvores, incluindo outras opções de projecto como lagos, pérgolas e pátios.

 

Tem alguma questão não respondida? Sinta-se à vontade para nos contactar. CONTACTE-NOS 

REGISTO NEWSLETTER 

Deseja receber informações regulares sobre os produtos e projectos LANDLAB no seu correio electrónico? 

 

CONTACTOS

Morada:  Rua das Amoreiras Nº155, S3
4460-227 Senhora da Hora, Porto

Telefone:  +351 22 9537 165 / +351 93 2468 118

E-mail:  info@landlab.pt

 

LANDLAB.  2016 Todos os direitos reservados

Designed and developed by Thesign