Marca alemã, líder mundial em sistemas para coberturas verdes!

Mais de 60 anos de experiência em coberturas verdes!

Visite o site internacional onde poderá visualizar obras de coberturas verdes espectaculares! clique aqui

As coberturas ajardinadas são todas diferentes,e por isso não se pode utilizar o mesmo sistema para circunstâncias diversas. A ZinCo conseguiu, nas suas seis décadas de existência, desenvolver um portfólio de soluções que cobrem grande parte das situações de cobertura verde.

Quais os factores a ter em consideração para o projecto de uma cobertura verde?

Cada cobertura verde obriga a uma correcta analise para a escolha do sistema a utilizar e seus componentes. Alguns dos factores a ter em conta:

  1. tipo de edificio: inclinação da laje, altura de platibanda, térmica do edificio, tipo de impermeabilização, etc..
  2. zona climática: temperaturas (médias, máxima e mínima), orientação de ventos e suas intensidades, pluviosidade e sua distribuição anual, etc..
  3. tipo de uso: apenas vegetação?, vegetação com paineis fotovoltaicos?, com zona de estadia?, com percursos pedonais?, com passagem automóvel (quando em piso térreo)? etc..
  4. Outros vários

Em caso de interesse também deverá ser consultado o Guia Técnico da Associação Nacioanl de coberturas verdes, lançado com o apoio da Ordem dos Engenheiros - região centro.

Uma cobertura verde deve ser dimensionada por técnicos experientes e instalada por equipas profissionais e instaladoras certificadas de cada sistema.

É totalmente desaconselhada a compra de qualquer material para a cobertura verde, sem estar completamente dimensionada, seja um filtro, uma manta, ou um elemeto de drenagem (erradamente chamado de tela pitonada, sendo que esta nunca deve ser utilizada em coberturas verdes).

Consulte a nossa equipe técnica! A mais antiga no mundo a trabalhar e investigar em coberturas verdes!

Visite também o nosso portal técnico, onde poderá encontrar desenhos técnicos e fichas de produto de vários sistemas de cobertura verde!

Em contraste com a natureza, onde as plantas podem usar as suas raízes para crescer a grandes profundidades e terem água e nutrientes suficientes;  numa cobertura verde / cobertura ajardinada este ciclo natural deixa de existir. O sistema desenvolvido pela  ZinCo para coberturas vefrdes /coberturas ajardinadas replica as condições naturais dos solos,  ajudando a criar um ambiente duradouro para uma ampla gama de vegetação.

Um sistema composto por diferentes componentes compensa as dificuldades inerentes á utilização de espessuras reduzidas de substrato:

1. Barreira antí-raiz

Protege a impermeabilização da cobertura da penetração das raízes das plantas.

2. Manta de retenção de humidade / protecção.

Protege a barreira antí - raiz de danos mecânicos, bem como efectua alguma retenção de água.

3. Elemento de drenagem / reserva de água

Retém parte da água da chuva para posteriormente disponibilizá-la à vegetação, enquanto que o excesso de água é drenada de forma segura. É também garantida a ventilação necessária para a área da raiz e para a respiração do edifício.

4. Filtro

Evita que as partículas finas sejam lavadas do solo substrato, garantindo assim a eficiência da camada de drenagem.

5. Substrato

Funciona como meio de desenvolvimento da vegetação. A sua composição depende do tipo de vegetação a instalar, garantindo um peso especifico por metro quadrado. Tem uma estrutura estável e fertilidade adequada.

6. Vegetação

Espécies botânicas: coberturas de solo (ex: sedum), arbustos e árvores, dependentes do projecto de arquitectura paisagista e do objectivo da cobertura.

 

 


 

As coberturas são mais do que meros “componentes” funcionais para a protecção da estrutura do edifício. Dão personalidade aos edifícios, e a zonas urbanas inteiras, e por isso são consideradas cada vez mais como áreas fundamentais para o melhoramento das condições ambientais das grandes cidades. Para além disso, fornecem soluções para diversos problemas ambientais das cidades tais como: picos de precipitação, efeito da “ilha do calor”, biodiversidade, poupança energética, conforto térmico, produção de alimentos, etc..

A natureza cada vez mais eleminada por novos edifícios e superfícies pavimentadas, encontra nas coberturas verdes um refúgio.  Elemento ecológico para ambientes residências, de lazer e de trabalho. Mas para além das vantagens ecológicas, as coberturas ajardinadas são uma forma de protecção da estrutura dos edifícos, garantindo menores custos de manutenção. Quer se trate da criação de áreas protegidas não utilizáveis (coberturas extensivas) ou do desenvolvimento de um jardim na cobertura (cobertura verde intensiva), utilizar as coberturas já não é uma opção, é uma necessidade.

A ZinCo, na qualidade de líder mundial de mercado, é uma empresa pioneira e inovadora no campo das coberturas verdes: extensivas, intensivas / coberturas ajardinadas extensivas e intensivas, apresentando um vasto conjunto de soluções.

Não corra riscos desnecessários!

A Zinco faz esse trabalho por si, com um investimento permanente em investigação e desenvolvimento de novos produtos e sistemas para coberturas verdes!

 


Departamento técnico e instalação

 

Equipe de técnica da Landlab / Zinco: Conhecimento técnico para dimensionar qualquer cobertura verde

Instalação / obra: Instaladores oficiais, com total cobertura nacional, incluíndo Madeira e Açores.

Cada cobertura verde tem as suas particularidades e exige soluções específicas.  Por este motivo a equipe de engenharia da Landlab oferece o apoio necessário a outros Técnicos (e particulares), desde a  fase de planeamento até às soluções detalhadas. 

 

Saiba mais sobre os produtos ZinCo!

Pode consultar o catálogo dos produtos ZinCo AQUI!

 

REGISTO NEWSLETTER 

Deseja receber informações regulares sobre os produtos e projectos LANDLAB no seu correio electrónico? 

 

CONTACTOS

Morada:  Rua das Amoreiras Nº155, S3
4460-227 Senhora da Hora, Porto

Telefone:  +351 22 9537 165 / +351 93 2468 118

E-mail:  info@landlab.pt

 

LANDLAB.  2016 Todos os direitos reservados

Designed and developed by Thesign